artigo

 

 

 

Câncer e Odontologia

Boa condição de saúde bucal é importante durante o tratamento do câncer. Algumas drogas contra o câncer podem causar lesões na boca e na garganta, condição chamada de “mucosite”. Drogas contra o câncer também podem deixar os tecidos bucais secos e irritados ou até levar a sangramento bucal. Pacientes que não têm se alimentado bem desde o início da quimioterapia são mais suscetíveis às lesões de boca.

Além de serem dolorosas, as lesões bucais podem se tornar infectadas por vários germes que vivem na boca. Todos os cuidados devem ser tomados para prevenir as infecções, porque pode ser difícil de combatê-las durante a quimioterapia e porque elas podem levar a sérias complicações.

Fale com seu médico sobre quanto tempo você não visita o seu cirurgião-dentista depois que começou a quimioterapia. Você pode necessitar de uma remoção de placa bacteriana das superfícies dos dentes e necessitar remover cáries, abscessos gengivais, doença periodontal, ou cuidados especiais com próteses em más condições.

Pergunte ao seu cirurgião-dentista que técnica de escovação e uso de fio dental você pode utilizar durante a quimioterapia. A quimioterapia pode fazer você ficar suscetível às cáries, então seu cirurgião-dentista pode sugerir o uso de soluções à base de flúor para prevenir perdas dentárias.

Escove seus dentes e gengivas após cada refeição. Use uma escova dental extra-macia e de maneira suave. Escovar os dentes e gengivas com muita força pode destruir as mucosas da boca. Peça ao seu cirurgião-dentista ou enfermeira para sugerir os cremes dentais e/ou escovas dentais para suas gengivas se estiverem muito sensíveis.

Enxágüe bem sua escova de dentes após cada uso e a conserve em local seco.

Evite soluções para bochechos que contenham álcool. Peça ao seu cirurgião-dentista ou enfermeira para sugerir uma solução para bochechos que você possa usar. Por exemplo, soluções à base de clorexidina e bicarbonato de sódio não são irritantes.

Se você desenvolver lesões bucais, conte ao seu médico ou enfermeira. Você pode precisar de medicações para tratá-las. Se as lesões forem doloridas ou impedi-lo de se alimentar, você pode tentar seguir estas sugestões:

- Pergunte ao seu médico ou cirurgião-dentista se você pode aplicar algum medicamento sobre as lesões ou ingerir alguma medicação para aliviar a dor.

- Alimente-se de comidas frias ou à temperatura ambiente. Alimentos quentes podem irritar a mucosa bucal.

- Coma alimentos macios e cremosos como sorvetes, papinhas, frutas macias (banana, mamão), cereais cozidos, queijos, iogurte, ovos cozidos, massas, pudins e gelatina. Você pode utilizar qualquer alimento que fique macio após preparado, para facilitar a deglutição.

Evite alimentos irritantes, ácidos ou cítricos como tomate, laranja, limão e abacaxi, alimentos apimentados e salgados, e alimentos crocantes, como pipocas e torradas.

Boca Seca

Caso a sensação de boca seca o esteja incomodando, pergunte ao seu médico ou cirurgião-dentista se você pode usar algum tipo de saliva artificial para lubrificar sua boca e beba sempre muito líquido.

Pergunte ao seu médico se você pode chupar cubos de gelo, balas com adoçante, chicletes sem açúcar. (Sorbitol é um adoçante de balas e chicletes que pode causar diarréia em algumas pessoas. Se você tem problemas com diarréia, cheque os produtos antes de comprá-los e limite seu uso).

Cubra alimentos secos com manteiga, margarina, requeijão ou molhos.

Molhe alimentos crocantes com leite.

Coma alimentos macios e cremosos.

Use protetores labiais ou creme à base de lanolina.

Carregue uma pequena garrafa de água com você e beba sempre que sentir a boca seca.