Historico


Após alguns anos de atuação clínica nesta profissão, decidiu especializar-se em Ortodontia, sendo atraído por uma nova disciplina que estava sendo introduzida no Brasil, a Ortopedia Funcional dos Maxilares.

Iniciou, a partir de 1964, uma série de cursos com alguns dos mais proeminentes professores do país. Fez estagios com alguns, e a partir daí seus trabalhos falam por ele.

Em 1979, recebeu o diploma de “Mérito Pierre Fouchard” por sua destacada atuação na promoção da Ortopedia Brasileira. Posteriormente recebeu inúmeras outras homenagens não menos importantes.

Anos se passaram desde o início de seus trabalhos com a Ortopedia dos Maxilares e depois de muita inovação e pesquisa criou uma nova técnica Reabilitação Dinâmica Funcional dos Maxilares.

Princípio básico:

“Levar o errado para o lugar certo” com bom senso.
Bom senso é justamente preservar a natureza e não lutar contra ela.

Após amplo debate e apresentação de farta casuística, sua técnica foi reconhecida pelo Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro sendo inclusive implantada em nível de graduação em várias Universidades.

Já nos primeiros anos de sua atuação clínica, Maurício optou por se especializar em uma matéria que estava começando no Brasil, a Ortopedia Funcional dos Maxilares e por esta lutou até o fim para vê-la reconhecida como especialidade.

O primeiro contato teórico-prático em um curso com a Ortopedia Funcional dos Maxilares foi por intermédio do professor Armando Stefanelli, da Argentina.

Coincidentemente, este ano, comemoramos finalmente o reconhecimento desta especialidade onde vários membros do GEM já obtiveram seus títulos.

O professor homenageado do V Simpósio Internacional de Ortopedia Funcional dos Maxilares e Ortodontia da SOBRACOM é justamente o professor Armando Stefanelli.


O TRABALHO DE DESENVOLVIMENTO E CONSOLIDAÇÃO DA TÉCNICA


Ao iniciar sua carreira, Maurício procurou criar algo que não causasse danos em seus pacientes. Realizou um trabalho, com muita dificuldade, e graças à sua grandiosa criatividade, encontrou a melhor maneira de não extrair dentes.

E assim começou a sua jornada, dando o seu primeiro passo ao encontrar um grande amigo, de nome Olympio Faissol Filho, que o incentivou a participar de um congresso, sob forma de mesa clínica e conferência, para exibir seus trabalhos.

Esta apresentação marcou um novo passo no setor das especialidades dento-maxilo-facial, porque foi um sucesso total.

Assim, com o conselho deste colega, continuou com sua criatividade, documentando tudo sob forma de slides, modelos e radiografias para serem exibidos nos congressos futuros as casuísticas sem extração, baseando-se na filosofia do bom senso.

Após este período demonstrou, em pequenos cursos, a sua técnica. Durante todo este caminho procurou se aperfeiçoar em cursos nacionais e internacionais, acrescentando a seus conhecimentos, experiências múltiplas.

Fez cursos com várias especialidades da Ortopedia Mundial, entre eles:
H. P. Bimler
A. Stefanelli
P. Planas
M. Chateau
R. Frankel
H. Stockfiesh
Korkhaus

Passou a ministrar cursos, explicitando sua técnica de Reabilitação Dinâmica Funcional dos Maxilares.

Como não poderia deixar de ser, toda idéia nova causa reações. Foi o que ocorreu quando o Dr. Maurício, não aceitando as limitações da Ortodontia, desenvolveu uma técnica em que se obtém resultados maravilhosos sem extrações e sem causar danos às estruturas dentárias e periodontais.

O Dr. Maurício não guardou para si esta técnica e, sim, a colocou, por meio de cursos e livros, ao alcance de todos que buscam uma forma de melhor resolver o problema ortodôntico de seus pacientes.

Por contar com um número cada vez maior de pessoas compartilhando a mesma “idéia”, de levar o errado para o lugar certo usando o bom senso, foi fundado o GEM.

Ele é um grupo de estudos que troca experiências mútuas e cujo objetivo é o crescimento profissional de todos.

Preconiza ao mesmo tempo a perpetuação, bem como a divulgação da filosofia de trabalho do Dr. Maurício.